A última coisa que você quer ouvir é que você não está limpando os itens de sua casa o suficiente, mas de acordo com vários profissionais, a maioria de nós não está substituindo nossos têxteis domésticos mais utilizados na frequência adequada.
Panos de prato, tapetes de banho e toalhas de corpo são têxteis geralmente usados por muito mais tempo do que sua data de validade. Felizmente, a maioria dessas roupas tem uma longa vida útil, diz Rochelle Wilkinson, a proprietária da Dirt Detectives Cleaning, nos EUA.
Veja também:
- 3 tendências que você precisa saber sobre como será a roupa de cama para 2021
- De parede a roupa de cama: pedras naturais são tendência na decoração
- 5 últimas tendências em roupa de cama para deixar quarto mais estiloso
“Na verdade, a maioria dos panos de cozinha e banho se tornam mais absorventes quanto mais tempo você os tem, então você vai querer mantê-los por perto se os limpar corretamente”, diz ela. Quanto ao item a ser lavado (e jogado fora, nesse caso) com mais frequência? “Isso seria um pano de cozinha”, observa Wilkinson. “Eles ficam molhados e retêm os germes basicamente no minuto em que você começa a secar a louça com eles.” Mas e quanto ao resto da sua roupa de cama, incluindo toalhas, colchões e lençóis? A seguir, mais especialistas em limpeza elaboram a vida útil desses itens. Desapegue!
Toalhas
A frequência com que você precisará substituir suas toalhas dependerá do seu estilo de vida, diz Brandi Winch, proprietária do Homemaid Cleaning Service, nos EUA. Se você é solteiro e raramente usa toalhas de mão de hóspedes em seu banheiro, pode obter um pouco mais de consumo delas do que, digamos, uma casa com três filhos, que as usa com mais frequência.
Veja também:
- 5 truques simples para manter as roupas de cama organizadas
- A única coisa que você deve guardar debaixo da cama é essa!
- Cama e banho: como e quantos itens escolher para o enxoval de casa
“Quanto mais uso elas têm, mais frequentemente você vai precisar substituí-los”, ela diz, acrescentando que ela é uma defensora da praticidade. Se suas toalhas forem usadas em corpos recém-limpos, em vez de em tarefas de limpeza pesadas, você poderá deixá-las por muito mais tempo. No final das contas, porém, quando os fios de uma toalha começam a puxar – ou você percebe um odor persistente, apesar de uma lavagem cuidadosa – é hora de jogá-la fora; você pode esperar que as toalhas de corpo e de mão durem entre dois a cinco anos, dependendo de sua qualidade. Já os panos de limpeza são o tipo de têxteis que devem ser trocados a cada um ou dois anos, observa Winch.
Tapetes de banho e cozinha
Os tapetes de banho devem ser lavados a cada uma ou duas semanas, além de serem pendurados após cada uso para secar. “Esses têxteis precisam ser capazes de aguentar mais de 25 lavagens por ano”, observa Winch. “O problema é que há muito poucas opções por aí que sejam antiderrapantes, absorventes, que se pendurem facilmente para secar e possam lidar com a lavagem que deveriam ter.” Para prolongar a vida útil do tapete, ela sugere manter os sapatos fora da cozinha e do banheiro e garantir que o banheiro tenha excelente ventilação e controle de umidade. Mesmo assim, Winch diz que você deve substituir por novos tapetes de banheiro e cozinha anualmente.
Lençóis e fronhas
“Eu recomendo lavar lençóis e fronhas semanalmente“, aconselha Trisha Lake, TLC Cleaning Experts, observando que a saúde da sua pele é muitas vezes uma indicação de um ciclo de limpeza abaixo da média (deixe os lençóis por muito tempo e é provável que você tenha mais acne). Quanto a quando jogar fora e substituir totalmente essas roupas de cama? Felizmente, os lençóis de qualidade só melhoram com o tempo; Wilkinson observa que os de última geração devem ter um ciclo de vida de uma década.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Foto: Castorly Stock